O que é Giardíase ou Giárdia em cães e gatos?

A giardíase é uma doença comum de cães, gatos e humanos, que frequentemente é subestimada. É uma zoonose importante e é imperativo que tanto o animal de estimação quanto a família protejam-se da infecção.

O tratamento pode fornecer um controle eficaz, mas, em muitas situações, as reinfecções são comuns, devido á dificuldade em se eliminar a fonte de infecção do meio ambiente.

 

A vacinação contra a giárdia em cães tem a finalidade de estimular o hospedeiro a resistir ao parasita, sendo uma solução eficaz de longo prazo para controlar a doença.

SINTOMAS DE GIARDÍASE / Giárdia:

·         Fezes mais moles e com cheiro mais forte que o comum, vômitos, desidratação. Pode ainda vir acompanhada de perda de peso, levando o animal à morte em casos mais sérios.

 

·         Alguns cães, mesmo infectados, não apresentam qualquer sintoma característico, mas continuam eliminando cistos “ovos” no ambiente, os quais podem infectar crianças, adultos e outros animais.

Um cão vacinado pode apresentar cistos de Giárdia nas fezes?

Sim. Um animal com o esquema vacinal completo, quando entra em contato com um elevado número de cistos de giárdia, ou seja, passa por um desafio, poderá elimina-los nas fezes, por um período de 7 a 10 dias. A quantidade de cistos eliminados é extremamente pequena e estudos realizados demonstram que estes cistos são inviáveis, além disso, o cão não apresentará sinais clínicos de Giardíase.

E se o animal vacinado manifestar sintomas compatíveis com giardíase e o diagnóstico for comprovado no exame de fezes?

Neste caso 3 possibilidades devem ser consideradas:

1º O animal já estava infectado antes do ínicio da vacinação;

2º O animal se infectou durante ou logo após o término do esquema vacinal;

3º O animal não responde a vacinação.

Qual é o protocolo de vacinação contra a Giardíase?

. Pode iniciar a primeira dose a partir de 9 semanas de idade, e deve repetir com uma segunda dose após 21 dias.

A vacina citada contra giárdia em cães devem ter sua dose repetida anualmente, pois a imunidade à maioria das doenças diminui gradativamente com o tempo. Então fique de olho na carteirinha de vacinação do seu cãozinho.

Procure sempre o médico-veterinário, ele é o único profissional capacitado para avaliar se o seu cãozinho está apto a receber uma vacina e para a escolha do melhor protocolo vacinal contra a giárdia em cães.

 

Na clínica veterinária Plantão Animal você encontra os melhores profissionais para vacinar o seu pet com Segurança, Amor e Carinho.

Depoimentos dos Nossos Clientes